segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

FRIENDS SEWING TOGETHER FOREVER Quilt

Hoje quero mostrar pra vocês o  "Friends Sewing Together Forever" finalizado.
"Quiltado" e montado.  Prontinho!!

Este topo chegou em minhas mãos como doação das amigas Kiki, Maria Regina e Sylvia do grupo Patchwork BR do Yahoo Grupos para o projeto Love Quilts Brasil. A história por trás deste quilt foi contada aqui.

Ele ficou um bom tempo no meu Baú dos UFO's, enquanto eu arrumava um tempinho para poder trabalhar nele e amadurecia e analisava qual seria a melhor forma de montá-lo e qual quilting faria.

Pra começar, poderia ter usado um tecido só no forro, seria o mais fácil e o mais comum, mas... decidi fazer algo diferente. 

Fiz um bloco Friendship Star (=Estrela da Amizade), que me pareceu muito significativo para este quilt e aproveitando que tinha pedaços dos mesmos três tecidos que a Kiki usou na borda feita por ela,  segui o mesmo padrão e fiz outros 2 blocos em tiras para serem colocados  nas laterais da estrela e montei uma faixa completando com outro tecido muito parecido com o que a Regina usou nos blocos. Isto, a meu ver,  resultou em uma harmonia bem bacana entre o topo e o forro.


Forro montado, fiz alguns croquís estudando o que poderia ser quiltado em cada parte,  até optar por estes:

Bloco central  - feito pela Divânia - bloco Churn Dash com bordado em redwork - optei por fazer um quilting in the ditch (= quilting rente as costuras) já que não havia muita área livre.
1a. borda - feita pela Kiki -  Free Motion Quilting - Stippling nos blocos de patchwork e Echo Stitching nos blocos em redwork.
2a. borda - feita pela Maria Regina - Quinting reto nos 4 blocos Spool e Feathers nas áreas neutras.
3a. borda - feita pela Sylvia - Free Motion Micro Stippling e quilting reto nas áreas centrais da celtic appliqué (= aplicação de serpentinas celtas), e Echo Stitching nas laterais das serpentinas.

Foi a primeira vez que fiz quilting livre do tipo Echo Stitching e Feathers. Respirei fundo e encarei este grande desafio. Foi um aprendizado maravilhoso. 

Está pronto!!  

Em breve  ajudará  a colocar sorrisos nos rostinhos de várias crianças atendidas pelo Love Quilts Brasil.

Outros dados:

Tipo de fechamento: Viés Frances duplo
Tamanho da peça: 1,12m X 1,12m
Topo criado por Divânia, Kiki, Maria Regina e Sylvia
Forro, Quilting e Fechamento - feito por mim.

Sugestões de utilização:  manta de sofá, toalha ou sobretoalha de mesa. 

6 comentários:

Nice disse...

Nossa, ficou maravilhoso! Parabens Ivani. Beijos, Nice

Cantinho da Aracy disse...

Ficou maravilhoso!!! A Nice já disse isto acima, mas foi a expressão que veio ao meu coração também, então vale reforçar.
E que aula de quilt você nos dá com as explicações, amei! Amei o resultado do próprio quilt, perfeito Ivani, parabéns!!!
Beijos no coração

Ivani disse...

Que bom que gostou, Nice. Fico feliz em saber.
Porque quando a gente acaba um trabalho, como mãe coruja, sempre fica admirando, e achando lindo, então saber que outras pessoas também gostaram é muito bom.
Abraços

Ivani disse...

obrigada Aracy por seu carinho de sempre.
Feliz quem tem amigos no coração.
beijos

Unknown disse...

Maravilhosos! Ivani, está rolando um sorteio no meu blog, apareça! bjs Nina

Unknown disse...

Passei pra desejar um feliz Natal e um ano novo cheio de saúde e paz! bjs Nina