quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Como passar a linha na Máquina de Costura Vigorelli



Manual de Instruções - Máquina de Costura Vigorelli 

Parte 2 - Como passar a linha na Máquina

Linha Superior:

1 - Coloque o retrós ou carretel de linha  em um dos porta-carretéis.

2 - Passe a linha pela ranhura superior de trás da tampa frontal. 

3 - Em seguida, a linha deverá passar entre os discos de tensão.

4 e 5 - passe a linha sobre o gancho e na mola de tensão.

6 - Leve a linha para cima e passe-a pelo furo do estica-fio (de trás para frente).

7 - Indo para baixo passe a linha no guia-fio que fica no meio da tampa frontal.

8 - Passe a linha no guia-fio da barra da agulha.

9 -Enfie a linha na agulha, da esquerda para a direita, deixando pelo menos uns 15 cm de comprimento.


Linha na Caixa da Bobina


1 - Puxe a chapa corrediça, abra o fecho da caixa da bobina e retire a caixa de bobina.

2 - Coloque uma bobina cheia na caixa de bobina. Passe e puxe o fio pela fenda da caixa de bobina.

3 - Traga a linha para a esquerda, por baixo da mola de tensão da caixa de bobina, até o fio entrar na abertura de saída. 

Importante:  Puxe o fio e verifique se a bobina está rodando no sentido horário.

4 - Recoloque a caixa da bobina. Segure-a pelo fecho aberto, com o bico virado para cima.  Introduza-a até o fundo do pino central da lançadeira, encaixando o bico da caixa de bobina no encaixe superior.

Puxando a linha da bobina para cima para iniciar a costura:

1 - levante a agulha e o pé calcador.

2 - Segure a ponta do fio superior.

3 - Gire o volante  na tua direção com a mão direita, para baixar a agulha e levantá-la novamente.

4 - O fio superior trará o fio da bobina numa laçada, puxe o fio até que a ponta solta do fio da bobina apareça.

5 - Passe os dois fios por entre o pé calcador, para trás, deixando aproximadamente 10 cm de linha.



Parte 1 - Conhecendo sua Máquina de Costura Vigorelli

57 comentários :

  1. Respostas
    1. Já ouvi esse termo também Ana Cristina, mas a maioria dos manuais chama mesmo de bobina. Obrigada pela visita. bjs

      Excluir
  2. Olá Ivani sou a Ligia estou adorando as informações que voce está postando sobre a vigorelli.Aqui na minha região também chamamos a bobina de canelinha.Ainda não consigo mandar mensagens com meu nome ,por isto que vai como anonimo. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ligia, fico muito feliz em saber que as postagens sobre a Vigorelli estão sendo úteis. Você tem conseguido bons resultados com a sua? Abraços e Feliz 2014!!

      Excluir
    2. Feliz ano novo Ivani!! Tenho conseguido sim.Este ano que passou ,fiz um curso de costura e a vigorelli está sendo muito útil.Descobri que aquele aparelhinho de pregar viés,também pode ser adaptado nela.

      Excluir
    3. Oi Lígia, Que legal que você fez o curso e tem usado bastante a Vigorelli. Sobre o aparelho de viés já pensei em comprar um, mas ficou só na vontade por enquanto (rsrs) Você tem usado? Vale a pena? Abraços

      Excluir
    4. Também não comprei ainda,mas acho que vale a pena,porque os acabamentos em cavas e decotes ficam perfeitos,principalmente porque ainda estou aprendendo a costurar roupas.Mas o que eu gosto mesmo é croche, patch aplique, patchwork, fuxicos

      Excluir
  3. Ivani!
    Primeiro, rogo à Deus que lhe abençoe a generosidade de transmitir o seu conhecimento!
    Ganhei uma máquina dessas de minha sogra e estava 'apanhando' para lidar com a belezura... Mas com sua ajuda, não levei nem 10 minutos, rsrsrs...
    Beijo grande, Deus a abençoe muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, que legal! Você não imagina o quanto fico feliz em saber que pude te ajudar. Espero que faça bom uso de seu "super" presente. Abraços

      Excluir
  4. Querida Ivani,

    Obrigada pelas dicas sobre a maquina Vigorelli, tenho uma verde.

    Bjs, Elaine

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivani tenho uma Máquina de costura Vigorelli Robot, era da minha mãe, está parada há muito tempo, parece oxidada. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, acredito que o primeiro passo seria fazer uma limpeza geral, muitas vezes as máquinas de costura ficam "travadas" porque o óleo que a lubrifica secou. Limpe e lubrifique novamente checando se as engrenagens estão soltas. Veja como fiz com a minha: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2013/09/maquina-de-costura-vigorelli.html e aqui: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/03/limpeza-e-lubrificacao-da-maquina.html.
      Espero que você consiga fazê-la funcionar novamente. Abraços

      Excluir
  6. Olá Ivani, tenho uma dúvida em relação ao passar o fio nos discos de tensão da máquina! o fio deve entrar nos discos (ficar invisível), ou deve ficar visível na canaleta dos discos? Estou aprendendo a mexer na máquina ainda, eu percebi que quando o fio entra nos discos ele arrebenta! eu desrosquei o regulador dos discos por completo e vi que tinha uma mola pra tencionar os discos, agora eu não sei quantas voltas preciso dar para tencionar corretamente, poderia me ajudar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricadro Reis, a linha deverá passar entre os dois discos, são eles que tensionam a linha, a medida que gira o botão para um lado ou para o outro, a mola faz uma pressão maior ou menor nos discos. Se a linha está arrebentando é porque está muito apertado, com muita tensão. A tensão pode variar de uma máquina para a outra, e depende inclusive do tipo de linha (marca e grossura) que se está usando. Não existe uma tabela fixa,. A melhor forma é você apertar tudo e ir soltando um pouquinho, sempre testando a cada mudança até perceber que o ponto ficou bom. Com paciência você encontrará o ajuste ideal, Boa sorte e boas costuras.

      Excluir
  7. estou em duvida,pois não sei que numero da agulha comprar,tenho uma vigorelli antiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel, na aba Maquinas de Costura logo abaixo do banner do blog tem uma relação de artigos que poderão te ajudar. Sobre as agulhas em 02 de maio de 2014 tem varias informações (deixo aqui o link direto): http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/05/agulhas-para-maquinas-de-costura.html.
      Espero que te ajude, qualquer outra dúvida me escreva. Abraços

      Excluir
  8. ola!!!

    sou Rute,
    comprei hoje uma vigorelli preta antiguissima,não sei costurar nada comprei para aprender, gostaria de saber o que faço poque onde comprei vi tudo direitinho os pontos mas quando troquei a linha fiquei em duvida , comecou ficar cheio de linha na parte de baixo, muito bolo de linha, vim aqui em seu blog e vi que tem que passar a linha na mola de tensao mas nao enconrei essa mola na maquina, depois do disco de tensao ja vai para o passa fio? onde estou errando?
    obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rute, clique na primeira foto para ampliá-la. Lá você poderá notar que bem próximo aos discos, tem um arame, é a mola . A linha deverá passar pelos discos e ir para a mola e somente depois ir para o estica fio e guias até chegar na agulha. Se não passar a linha corretamente ela não funcionará direito. Tente novamente. Boa sorte e parabéns pela nova aquisição. abraços

      Excluir
  9. Olá,bom dia.Achei o seu blog e estou com dificuldades para costurar na vigorelli verde.Vi sua imagem para passar a linha,conforme está aqui.Eu fiz e,na parte de baixo está tudo embolado e o ponto não está sendo feito.Ao que me parece eu não estou acertando o ponto.Já refiz a trajetoria da linha para ver se errei em algum lugar e tudo está igual,inclusive a máquina está macia para costurar,porém o resultado está lastimável.Fico aqui tentando,tentando e nada.Agora vou trocar o tipo de linha para ver se o problema é esse.Se acaso você possuir a solução me ajude informando.Abç e obrigada por enquanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, verifique se a tensão da linha está correta. http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2014/02/regulagem-do-ponto.html Pode ser que esteja muito frouxa por isso a linha da bobina esteja embolando. Verifique também se a agulha foi colocada corretamente. Espero que você consiga ajustar. abraços

      Excluir
  10. Olá! acabei de adquirir uma vigorelli pretinha praticamente nova, estava embalada em um tecido(por anos) quando a peguei. gostaria de saber qual a "idade" dela mais ou menos pois não tenho muitas informações sobre a marca. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felippe. Primeiramente parabéns pela aquisição da Vigorelli.
      Infelizmente essa é uma informação que eu também não tenho e gostaria muito de ter. Como a empresa fabricante aqui no Brasil faliu, em 1986 ficou difícil descobrir. Nem o único Museu de Maquinas de Costura aqui no Brasil tem esta informação. Leia sobre isto aqui: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2013/09/maquina-de-costura-vigorelli.html
      Abaixo da foto de cabeçalho aqui no meu blog tem uma aba Máquinas de Costura. Você encontrará outras informações sobre a Vigorelli lá. Espero que te ajudem e que você faça trabalhos lindos em sua Vigorelli pretinha. Feliz Ano Novo!

      Excluir
  11. Obrigado pelas informações ! agradeço toda a informação do seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que as informações estão sendo úteis Felippe.

      Excluir
  12. Boa tarde Ivani eu me chamo Barbara.
    Tenho uma maquina de costura Vigorelli igual a sua, sendo que a minha conserva a pintura original (preta) ficou muito tempo guardada e agora minha mãe resolveu me presentear com essa maquina. Fiquei super feliz , mandei para um profissional fazer uma manutenção , ele ficou novinha. Mas não sei passar a linha nela gostaria da sua ajuda.
    bjs.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara! Parabéns, você ganhou um presente precioso! Você tentou colocar a linha seguindo os passos conforme explico nesta página e não conseguiu? Se preciso clique nas fotos para ampliá-las e você poder ver melhor o caminho que a linha tem que fazer. Só para que você saiba a pintura da minha máquina embora seja verde também é original da Vigorelli. Se você tentar novamente passar a linha e não estiver dando certo, me avise vamos tentar uma forma de te ajudar. Abraços

      Excluir
    2. Bom dia Ivani
      Estou super triste, por não conseguir costurar na minha maquina .Já tentei seguir suas instruções mas não consigo a linha arrebenta. Observei com calma a foto da sua máquina e vi que as nossas máquinas são parecidas mas não são iguais. Você sabe me dizer pq a linha arrebenta?
      Abraços.

      Excluir
    3. Olá Barbara! É a linha superior que arrebenta?
      As causas mais prováveis são:
      A linha superior foi passada de forma errada, algumas vezes também a linha pode estar enroscada no pino do carretel ou em qualquer outra parte do percurso por onde a linha tem que passar. Verifique também se a agulha está colocada de maneira certa, ou se não está torta.Outro fator que pode ocasionar a quebra da linha superior é a Tensão da linha superior muito apertada. Verifique se diminuindo a tensão isso se resolve.
      Espero que você identifique o que está causando o problema, porque se sua máquina passou por uma manutenção com o técnico, não pode haver um problema mecânico. Me conta se deu certo. Abraços

      Excluir
  13. Ola Ivani eu ganhei da avó do meu esposo uma vigorelli robot cinza vc poderia me ajudar a passar a linha nela sou iniciante na costura....obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Anônimo"! Não tenho esse modelo da Vigorelli. No youtube tem um video que talvez possa te ajudar, embora não seja específico de como passar a linha, dá para ter uma idéia de como você deverá fazer: https://www.youtube.com/watch?v=G-rBeBw2lAU
      No entanto se não conseguir, sugiro que visite uma loja de máquinas de costura usadas e converse com o técnico, se ele tiver uma desse modelo poderá te mostrar como fazer. Boa sorte. Abraços

      Excluir
  14. Boa noite

    Minha sogra tem uma máquina de costura vigorelli zig zag automatica. Não estamos conseguindo usá-la pois a linha arrebenta, já tentamos de tudo até a linha foi comprada nova. Alguém pode nos ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristina, quando a linha superior arrebenta você deverá fazer as seguintes checagens:
      1- confira passo a passo a forma correta de passar a linha na máquina. A linha pode estar arrebentando por ter sido passada de forma errada;
      2- solte um pouco a tensão da linha que pode estar muito apertada.
      3 - Verifique se a agulha não está torta e também se foi colocada corretamente. Se ela estiver torta, troque por uma nova;
      4 - verifique a a linha não está enroscando no pino do carretel ou em qualquer outra parte do percurso por onde a linha tem que passar.
      Estes são os principais causadores do problema e super simples de resolver. Espero que você consiga detectar a causa. abraços

      Excluir
    2. Oi Cristina e Ivani, boa noite. Estou justamente à procura do manual da Vigorelli zig zag automática. Tenho 56 anos e há décadas comprei esta máquina com o meu primeiro salário de professora, e a tenho até hoje. Fiquei muito tempo sem usá-la e esqueci algumas coisas. Será que vocês teriam o Manual dela ainda? Muito obrigada, Rosana Caram, de São Carlos, SP.

      Excluir
    3. Rosana, infelizmente ainda não consegui este manual para poder disponibilizar. Boas recordações associadas a tua Vigorelli, né?

      Excluir
  15. Boa noite

    Comprei uma vigorelli 37/54 antiquíssima e não consigo passar a linha. Pode me ajudar? Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar a 37/54 é a Robot. Não tenho esse modelo da Vigorelli. No youtube tem um video que talvez possa te ajudar, embora não seja específico de como passar a linha, dá para ter uma idéia de como você deverá fazer: https://www.youtube.com/watch?v=G-rBeBw2lAU
      No entanto se não conseguir, sugiro que visite uma loja de venda e manutenção (assistência técnica) de máquinas de costura usadas e converse com o técnico, se ele tiver uma desse modelo poderá te mostrar como fazer. Boa sorte.

      Excluir
  16. oi dona ivani...sou ana gleyce..a senhora não sabe como me ajudou com essas dicas preciosas de como usar a vigorelli..comprei uma agora pretinha...um pouco pesada...mas estou me adaptando depois que li seus posts....só tinha costume de manuseiar a singer......espero me adaptar logo......a senhora tem face tbm com suas artes e conselhos preciosos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Gleyce, acredito que logo você estará perfeitamente adaptada a sua no va companheira de trabalho, a Vigorelli. Fico muito feliz em saber que minhas dicas ajudaram. Eu tenho face mas somente o utilizo para contatos pessoais e para o projeto Love Quilts Brasil. Abraços.

      Excluir
  17. oi Ivani...muito bom encontrar seu blog com essas dicas que não se acha em nenhum lugar a respeito desta máquina.
    pois bem eu ganhei uma dessas,porém perderam a bobina dela,e está sendo muito dificil achar uma que dê certo,porque não faço idéia de como era a original e como ela tem que funcionar.Por favor será que você pode colocar aqui ou me mandar particularmente a foto dela ou se vc saberia me dizer como comprar pela internet do mesmo modelo ou uma singular que funcione nela.Não vejo a hora de começar a costurar nela,é a minha primeira máquina!muito obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Olá Mayara, fico feliz em saber que os artigos que tenho publicado sobre a Vigorelli estão ajudando. Amanhã mesmo providencio a foto da caixa de bobina para você ver. Só que não tenho o teu email para poder te enviar. Abraços

      Excluir
  19. Obrigada, fiquei feliz por encontrar essas dicas que estou doida pra botar em pratica pois a maquina esta na roça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada. Costurar na roça é bom de mais! Que bom que o artigo te ajudou. abraços

      Excluir
  20. Acabei de adquirir a minha vigorelli verdinha e linda e devo dizer que só acomprei por sua causa Ivani, tão lindo esse cuidado com a sua e mais linda sua atitude de compartilhar seu s conhecimentos, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, ah, que coisa boa! É uma excelente máquina de costura, acredito que vocês se tornarão "grandes amigas" e que você fará lindos trabalhos com ela. Agradeço por suas palavras carinhosas. Se houver algo mais que eu possa ajudar, me escreva. Abraços

      Excluir
  21. ola ivani estou adorando suas dicas acabei de comprar a minha vigoreli ela é branquinha, mas estou com um serio problema mesmo lendo sua materia não consigo entender como passar a linha naquela rodinha cho q se chama tensor rsrs, será que poderia ensinar este pedaço, ficaria muito grata. bjs e parabéns pelo lindo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiane, fico feliz em saber que as minhas dicas estão ajudando. Puxa, uma Vigorelli Branquinha!!! Adoraria ver uma foto dela, deve ser linda! Você clicou na foto com o tensor para ampliar? Se mesmo assim não estiver claro, me avise que tentarei fazer uma nova matéria específica. Me avise se for necessário, ok? Abraços

      Excluir
  22. Oi Ivani , eu comprei uma máquina vigorelli zig zag dinâmicae não sei como usa- lá,vc poderia me orientar a como passar a linha? Obrigada querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giselle, infelizmente não tenho o manual da Vigorelli zig zag dinâmica para te ajudar. Acredito que a maneira de passar a linha seja bem parecido com as máquinas que possuem o tensor frontal. Espero que isto te ajude. Abraços

      Excluir
  23. Não consigo encaixar a linha na bobina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, você clicou na foto acima para ampliá-la? Qual exatamente está sendo a sua dificuldade? Você não está conseguindo passar a linha da bobina pelo porta bobina, é isso?

      Excluir
  24. Boa tarde Ivani tenho uma Vigorely novinha foi dá mãe do meu ex chefe, ela está quebrando muito a linha o que devo fazer obrigado pelo carinho de compartilhar seus conhecimentos que Deus te abençoe. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, quando a linha superior arrebenta você deverá fazer as seguintes checagens:
      1- confira passo a passo a forma correta de passar a linha na máquina. A linha pode estar arrebentando por ter sido passada de forma errada;
      2- solte um pouco a tensão da linha que pode estar muito apertada.
      3 - Verifique se a agulha não está torta e também se foi colocada corretamente. Se ela estiver torta, troque por uma nova;
      4 - verifique a a linha não está enroscando no pino do carretel ou em qualquer outra parte do percurso por onde a linha tem que passar.
      Estes são os principais causadores do problema e super simples de resolver. Espero que você consiga detectar a causa. abraços

      Excluir
  25. Eu tenho uma vigorelli robot(verdinha claro/escuro)com três botoes frontal bem antiga.Tem algum post sobre ela?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. olá Ivani, Tenho uma vigorelli preta que sempre foi minha fiel companheira desde criança.sempre foi meu sonho em erdár da minha mãe...Fiquei super feliz qdo minha mãe á doou pra mim...Pena que já estava emperrada,Então paguei um tratamento vip pra ela,Ficou ótima.Gostaria de saber quais outra funções ela tem além da costura reta....Desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Acredito que seja uma Vigorelli modelo Standard "pretinha", no caso ela só faz ponto reto, costura normal e retrocesso, se tiver um botão próximo ao corpo da máquina, como mostrei aqui: http://ivani-arteemcasa.blogspot.com.br/2013/12/conhecendo-maquina-de-costura-vigorelli.html
      item 23 ele abaixa os dentes impelentes para cerzir, bordar e quiltar. Se não tiver você poderá fazer isso isolando os dentes de outra forma.
      Apesar de ser uma máquina standard ela é maravilhosa e tenho certeza que você fará lindos trabalhos com ela.
      Você sabe em que ano tua mãe adquiriu essa máquina?
      Abraços

      Excluir
  27. Ivani meu mome e Carlos e adquiri uma máquina vigorely antiga e estava com dificuldades de passar a linha, suas instruções muito me ajudaram a passar a linha corretamente e esta funcionando direito. Muito obrigado e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Que bom que você vai deixar um comentário.
Seus comentários me incentivam e me fazem feliz.
É bom receber sua visita.
Obrigada!
Your comnents makes me happy. Thanks.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...