domingo, 13 de abril de 2014

Máquina de Costura ELGIN FUTURA

No início de 1983 ganhei da minha mãe esta máquina de costura. 
Presente surpresa de Casamento. 
Por vários anos eu não compreendi o motivo de minha mãe ter escolhido uma Máquina de Costura para me presentear. Lembro bem dela me dizer: "Toda mulher deve ter uma."  Mas até aquela época eu e  uma máquina de costura éramos seres de diferentes planetas. Sem nenhuma afinidade.

Minha mãe fazia bom uso da dela, uma Mercury preta, com decalques lindos. Sem nunca ter feito um curso de corte e costura ela fazia camisas, calças e vestidos para a família. 
Passei a minha infância e juventude vendo-a pedalar a Mercury. Ainda criança lembro que algumas vezes ela me dava retalhos de tecidos só para que eu "brincasse" de costurar como ela costurava, como eu não alcançasse o pedal, ficava só girando o volante e me sentindo o máximo. Porém quando eu tinha uns 13 anos entrei num curso de corte e costura, que rendeu apenas a confecção de uma saia reta e desisti do curso. Corte e Costura não era a minha praia.
Eu ganhei a ELGIN FUTURA e ela ficou muitos anos guardada dentro do maleiro do guarda-roupas. 
Acolchoado de Amor do "anjinho" Luca

Eu realmente só fui me interessar por costura quando a necessidade chegou. Mas não, não foi para costurar e confeccionar roupas.
Em 2002 para aprender como montar o primeiro Acolchoado de Amor do  Love Quilts Brasil, fui fazer um curso de Patchwork e comecei a usar meu presente de casamento mais assiduamente, depois vieram outras máquinas: a Singer Bella, a Vigorelli que ganhei do meu irmão e cunhada, e a Brother.  Pena que minha mãe faleceu antes disso e não pode ver  as colchas e os blocos de patchwork que venho fazendo.

Esta semana tirei a ELGIN da caixa, fiz uma limpeza, lubrifiquei e a coloquei para funcionar novamente!
Elgin Futura trabalhando novamente

E o Acolchoado de Amor da Victória foi totalmente montado  com a ELGIN FUTURA!
Desculpem, mas por enquanto não posso mostrar a frente deste quilt, prometo que quando ele for entregue para a Victória eu mostro.

Bem, se toda mulher deveria ter uma, agora eu tenho 4 em uso.
E, quer saber... 30 anos depois, minha primeira máquina de costura continua funcionando como se tivesse sido fabricada ontem. Obrigada Mãe!

19 comentários :

  1. Muito linda a sua lembrança da mãe costurando na máquina. Eu tenho a mesma lembrança da minha, só que ela costurava na Singer, que hoje está na minha casa como mesinha de telefone (eu e a máquina também somos de 2 planetas diferentes hehehehe). Se sua mãe pudesse ver você hoje fazendo os acolchoados maravilhosos das crianças ficaria super orgulhosa do seu trabalho. Um beijo pra você Ivani. Bjs Luci

    ResponderExcluir
  2. As coisas antigas duram bem mais que as modernas. Não me desfaço, também, da minha elgin genius que tenho há séculos, e comprei de segunda mão no jornal rsrs

    ResponderExcluir
  3. That is a nice-looking machine!

    My mother asked me in 1982 when I was first married, "Would you like to have a sewing machine?" I had thought I would like to learn how to sew, so I said I would like it. The Elna Lotus machine she gave me had belonged to an elderly lady who had to move into a nursing home. I'm still using her machine 32 years later (it has lasted much longer than my marriage).

    ResponderExcluir
  4. Liiinda história! E o final são crianças felizes, com seus acolchoados de amor. Parabéns, Ivani!
    Abçs
    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Que bom é ter uma máquina de costura. Eu sou apaixonada por elas.
    Parabéns por ter com tanto amor e carinho essa reliquia que sua mãe deu.
    Beijos
    Jussara

    ResponderExcluir
  6. Que linda história Ivani.
    E olha, sua mãe ia ficar muito orgulhosa com tantas coisas lindas e com o carinho que tem com cada peça que você faz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivani que linda história!!! Como as mães são seres sábios, Deus há criou para ser anjos na terra. Ela já sabia que VC precisaria no futuro.
    Eu sempre amei fazer coisas artesanais , minha vida profissional tomou outro rumo , mas o desejo de fazer alguém feliz com meu artesanato é algo maravilhoso (meu hobe , meu refúgio).
    Hoje fui na minha sogrinha e comentei que queria muito aprender a costurar e ela disse pode ficar com a minha máquina eu já não consigo costurar mais por causa da visão ... Adivinha ... Vim procurar na internet sobre a máquina ELGIN FUTURA e li seu post .... Agora quero aprender mas nunca mexi e nem sei pilotar a máquina kkkkk .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shirlei, que belo presente você ganhou da sua sogra. Dê uma olhadinha nas postagens que fiz sobre a Vigorelli. Como ambas são máquinas de costura reta, suas partes são bem parecidas e acredito que poderão te ajudar a conhecer um pouco melhor sua nova "amiga" Abraços.

      Excluir
    2. Vc tem o manual dessa máquina pois a linha não pega o lançador para costurar VC tem como manda foto do manual tenho igual a sua

      Excluir
    3. Olá Marcos, vou providenciar.

      Excluir
  8. Oie Ivani, tambem ganhei de presente essa maquina!!! Qdo eu tinha 9 anos, p ser meu presente de 15 anos! Kkkkk minha avó era meio doidinha! So que hoje ja estou com 38! KkkkkkSo que perdi o manual e na net nao existe! Meu email eh silvanamasser@hotmail.com obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana, vou providenciar. abraços

      Excluir
  9. Olá!! Ganhei uma máquina como esta de herança da minha avó, queria muito usa-la mas não tenho a mínima idéia por onde começar!! Você poderia fazer um post falando sobre isso? A máquina é identica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitória, parabéns por ter herdado uma Elgin Futura!! Acredito que o primeiro passo seria você se familiarizar com a máquina, aprendendo a mexer nela. Na aba Máquinas de Costura tem vários artigos que fiz sobre a Vigorelli, Ambas são máquinas que fazem costura reta e acredito que você possa aprender o básico com eles e identificando as peças semelhantes na Elgin. Retire e coloque a agulha, encha a bobina, passe a linha na máquina e utilizando um retalho de tecido faça costuras só para sentir a máquina e ver como está o ponto, se será preciso algum ajuste de tensão, etc Quanto mais você conhecer sua "amiga" mais segurança você terá para trabalhar com ela. abraços

      Excluir
  10. A minha está martigando o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre! Será que ela está com problema nos Dentes impelentes que não estão puxando o tecido adequadamente? Talvez fosse bom você levar em uma assistência técnica, em alguma loja que comercializa máquinas usadas para uma manutenção. abraços

      Excluir
  11. Quero presentear minha esposa com uma máquina de costura, mas não pide ser uma muito cara, rsrs. Primeiro por a grana ser curta e, dêpois, pq ela ainda não sabe costurar. Apenas diz querer ter ima máquina de costura. Recebi uma promoção de uma Lenox. Mas essa maeca é mal falada em aparelhos eletrônicos. Acho que ela adquire equipamentos chineses e só faz colar a sua etiqueta. Li vc falando de alguns modelos que só tem costura reta.Nao sei quais tipos de costura ela precisará. Por favor, ajude-me.

    ResponderExcluir
  12. Olá Claudio. Não conheço as máquinas e costura da Lenoxx para poder opinar a respeito. Mas seria importante você saber que tipo de trabalhos tua esposa gostaria de fazer com a máquina de costura. Se ela gostaria que tivesse ponto zig-zag e pontos decorativos ou se uma mais simples apenas com costura reta daria conta do recado. Talvez você encontre alguma máquina de costura usada com preço razoável e com alguns recursos, tem muita máquina boa por ai e ela poderia iniciar nas costuras. Existem no mercado, máquinas mecânicas, máquinas elétricas e máquinas eletrônicas e os preços variam bastante.

    ResponderExcluir

Que bom que você vai deixar um comentário.
Seus comentários me incentivam e me fazem feliz.
É bom receber sua visita.
Obrigada!
Your comnents makes me happy. Thanks.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...